quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

ACIB cria rede de mentores em empreendedorismo


A Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB) formou 20 mentores em empreendedorismo, rompendo com o conceito tradicional de empreendedorismo.
O grupo de mentores que a ACIB formou e ‘identificou’ foi apresentado, ontem, na cerimónia de entrega dos diplomas que contou com a presença do secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.

Para João Albuquerque, presidente da ACIB, “o objectivo da rede de mentores é ir à procura do empreendedor, espicaçar o lado empreendedor e trazê-lo às respectivas instituições que podem ajudar no plano de negócios e no encaminhamento para os financiamentos. A rede vai à procura de mentores, potenciando no sítio onde ele está, seja nas escolas, no instituto da juventude, na universidade, no centro de emprego, no banco ou na santa casa da misericórdia”.

A ACIB pretende com esta rede pioneira no país, criar uma dinâmica mais pró-activa do que reactiva, dotando o mercado de trabalho de profissionais empreendedores e visionários, contribuindo para a criação de empresas e empregos qualificados. João Albuquerque acrescentou que é também objectivo do projecto que esta rede se torne ‘viral’, ou seja que estes mentores venham dar origem a mais mentores. Queremos contagiar porque um mentor numa escola pode rapidamente conseguir mais dez professores,” exemplificou.

 O secretário de Estado do Em prego elogiou o pioneirismo e a visão da ACIB em avançar com este projecto diferenciador. “Há boas razões para acreditar no sucesso da combinação entre bons projectos empresariais, boas condições de financiamento, de apoio institucional, formação de qualidade e este novo elemento inovador que a ACIB está a apostar que é a mentoria para o empreendedorismo”, afirmou Miguel Cabrita, sublinhando que “se há região empreendedora, capaz de inovação nesta matéria, esta é uma delas. A semente do empreendedorismo está bem presente no ADN da região e a criação de uma rede de mentores afigura-se com uma excelente estratégia para dinamizar todo o potencial local e regional.”

Por seu turno, o presidente da câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, deixou alguns desafios ao secretário de Estado do Emprego e também ao Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA). Miguel Costa Gomes apelou a um novo olhar do governante “para a inovação e para o empreendedorismo, invertendo a tendência de saída dos jovens do nosso país. Basta de fazer de conta”, afirmou o autarca, ilustrando com os últimos dados do INE que mostram Barcelos como um dos concelhos que mais riqueza produz na região Norte. O autarca lamentou o atraso nas verbas do quadro comunitário ‘Portugal 2020’, que tem colocado muitas dificuldades às empresas. Nesta matéria, Miguel Cabrita garantiu que “o governo já está a dar sinais de começar a fazer chegar dinheiro às empresas”.

O IPCA foi também desafiado pelo edil barcelense a aproveitar estes projectos, apontando o projecto ‘Portugal Empreendedor Social’ como uma boa ferramenta para os jovens que estão hoje na sua formação superior terem uma visão de futuro do caminho que querem percorrer.

Sem comentários:

Enviar um comentário