segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Empresa têxtil de êxito dá apoio a Concurso Empreender e Inovar (CEI) na União Europeia


O Concurso Empreender e Inovar (CEI) na União Europeia, uma iniciativa conjunta do jornal ‘Correio do Minho’, rádio ‘Antena Minho’, Centro de Informação Europe Direct de Barcelos (CIED Barcelos) e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), conta com um parceiro ‘de peso’: a Pizarro, SA, a par da Primavera BSS e da Porminho.
O empreendedorismo e a inovação são as palavras-chave deste concurso destinado a premiar as melhores ideias de negócio dos jovens. A Pizarro SA é uma das empresas que apoia este concurso, pois também o seu projecto é construído nessa mesma base.

Nascida em 1993, a Pizarro SA logo se tornou conhecia pela sua inovação, que a torna num dos centros de moda mais referenciados pelos melhores estilistas e designers de moda de todo o mundo. É uma das líderes mundiais em acabamento, lavandaria, tinturaria e estampamento são alguns dos serviços que a empresa pode oferecer aos seus clientes.

Instalada em Brito, Guimarães, a empresa tem 30 anos de história, 650 colaboradores, 34 mil m2 de área, executa 50 mil peças por dia, faz quatro novos processos a cada seis meses, duas colecções por ano e labora 24 horas por dia. Por todos estes motivos e muitos mais, a Pizarro SA juntou-se aos parceiros do Concurso Empreender e Inovar na UE, que tem como padrinho o eurodeputado José Manuel Fernandes.

“Decidimos dar o nosso apoio a este concurso da União Europeia desde a primeira hora porque tem como grande objectivo inovar e mostrar aos jovens o que temos em Portugal para ir ao centro da Europa mostrar as inovações e o empreendedorismo que eles têm”, sublinhou Vasco Pizarro, da Pizarro SA.

Vasco Pizarro explica que “o apoio da Pizarro surge naturalmente numa nova estratégia de comunicação da empresa que já foi imposta há alguns anos. Queremos virar-nos mais para os jovens e aproximar a indústria da óptica teórica da vertente universitária e escolar”. “Surgindo a possibilidade de patrocinar este concurso que tem um objectivo ainda maior, ou seja, algo europeu e algo que projecta Portugal para a Europa, a Pizarro SA aceitou o desafio com todo o gosto e honra”.

A inovação é também uma aposta, e mais do que isso, uma verdadeira arma da empresa Pizarro SA. “Hoje em dia temos a inovação como algo natural e algo diário a atingir. O meio onde estamos inseridos - o mundo têxtil - é altamente competitivo, não só em Portugal, mas no mundo inteiro. E, para fazermos aquilo que nós fazemos exige uma paixão e um know how que tem que ser trabalhado e aprimorado todos os dias e para isso dedicamos grande parte da nossa equipa a criar processos novos”, confessou o empresário têxtil.

“Um dos grandes objectivos em cada colecção que lançamos a cada seis meses é ter sempre algum processo novo e alguma inovação - um conceito que tem trazido muito bons frutos, porque os próprios clientes ficam já em antecipação, já querem e esperam sempre algo novo da nossa empresa”, frisou.

Porque o estreitamento de laços com os mais novos é hoje uma prioridade para a empresa, a Pizarro SA lançou também o Concurso Paulo Ribeiro - como uma homenagem ao primeiro colaborador da empresa já falecido, que consistiu em envolver várias escolas e universidades, desde logo a Universidade do Minho, o Cenatex, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, a Escola de Moda de Lisboa e do Porto, entre outros, com o objectivo de ter parceiros para uma maior comunicação para os seus alunos, mas qualquer pessoa no país se poderia candidatar, em que os candidatos tinham que desenvolver dois coordenados, um dos quais usando o material denim - a especialidade da empresa.

“Os 10 finalistas do concurso estão neste momento a trabalhar as suas peças na nossa empresa, ou seja, têm a um horário alargado para poderem trabalhar e passar do papel para a realidade a sua peça”, frisou o responsável, indicando que a final do concurso da Pizarro SA se disputa a 2 de Abril. “Dos 10 finalistas escolhem-se cinco, sendo o prémio uma viagem de um mês aos EUA, com duas semanas em que os alunos terão aulas com um dos melhores designers americanos”, comentou Vasco Pizarro.

O mercado aisático e o médio oriente, como o Paquistão, são sempre concorrência mas mais pela mão-de-obra barata. “A qualidade é o que realmente nos diferencia no mercado, onde se soubermos inovar será mais fácil ter êxito”.
Inovação, persistência e empreendedorismo marcam a história da Pizarro SA, que aumentou a facturação e cuja ambição é “continuar a crescer”. 

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