terça-feira, 14 de junho de 2016

Concurso Empreender e Inovar na UE alargado até ao final do mês

 

O desafio foi lançado aos estudantes do distrito e foi aceite por um vasto leque de instituições que abarcou universidades, institutos politécnicos e escolas profissionais que apresentaram os seus projectos ao Concurso Empreender e Inovar (CEI) na União Europeia.
Os alunos foram convidados a gerar ideias inovadoras para o CEI que vai distinguir e premiar as melhores propostas e estimular a criação de novas empresas.

O público-alvo são os estudantes de ensino secundário ou profissional, ensino superior ou membros de Clubes Europeus, residentes nas NUTS do Cávado (Esposende, Barcelos, Braga, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro) e do Ave (Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Vizela, Póvoa de Lanhoso, Fafe, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto). Também poderam concorrer estudantes não residentes nas referidas localidades, desde que estudem nesta área geográfica.

Com êxito já garantido, a data limite para o envio de candidaturas foi alargada até 30 de Junho para que os jovens tenham mais tempo para apresentar os seus projectos.
 

O CEI é uma iniciativa conjunta do jornal Correio do Minho, da rádio Antena Minho, do Centro de Informação Europe Direct de Barcelos (CIED Barcelos) e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que o eurodeputado José Manuel Fernandes apadrinha e três empresas apoiam: Primavera BSS (Braga). a Porminho (Vila Nova de Famalicão) e a Pizarro SA. (Guimarães).
 

Para Alzira Costa, coordenadora do Centro de Informação Europe Direct de Barcelos (CIED Barcelos), “o concurso está a ser um êxito, na medida em que foram apresentadas 28 candidaturas que vão ao encontro dos objectivos deste concurso. As candidaturas apresentadas foram de encontro aos objectivos pré-definidos, designadamente “o de fomentar a capacidade de identificação de problemas do meio circundante e de gerar ideias criativas e inovadoras com capacidades para configurar novas soluções na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”.  

A coordenadora do CIED Barcelos realçou a abrangência das candidaturas e a diversidade temática. “Não temos um padrão dos projectos, mas uma grande diversidade em termos de temáticas, onde podemos verificar inovação e criatividade nas soluções apresentadas”.
Cerca de 60 por cento das candidaturas submetidas à avaliação do júri deste concurso foram desenvolvidas individualmente e os restantes 40 por cento foram desenvolvidos em grupo, com o máximo de 3 elementos, tal como prevê o regulamento.

Em termos de localidades, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão são as cidades com maior número de candidaturas apresentadas. O eurodeputado José Manuel Fernandes, que desde a primeira hora aceitou apadrinhar este concurso, receberá no Parlamento Europeu os melhores projectos de inovação e empreendedorismo, que ajudará a promover e divulgar.

Para o eurodeputado “este prémio resulta do meu compromisso de proximidade com o território. Nós temos capacidade, somos um território onde temos a força da natureza, mas onde também temos conhecimento, grandes instituições, jovens que podem ajudar aos objectivos que eu defini: emprego, empresas e empreendedorismo”, salientando a importância da inovação no mundo global. “Neste mundo global só poderemos competir com investigação, inovação, estando na linha da frente, com aposta nas qualificações e nunca será com mão-de-obra barata que conseguiremos estar na dianteira”, referiu.

“A União tem como grandes adeptos os jovens. São aqueles que estão mais apretrechados para a globalização, outros chamam-lhe a mundialização que nem sempre é bem compreendida e interpretada. A mobilidade das ideias e do conhecimento também é importante e acontece a uma grande velocidade”.
Os projectos finais deverão ser entregues até ao próximo dia 30 de Junho, no jornal ‘Correio do Minho’, em Braga ou no Centro de Informação Europe Direct de Barcelos, no Campus do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, em Vila Frescaínha S. Martinho, Barcelos.

Sem comentários:

Enviar um comentário