sexta-feira, 15 de abril de 2016

Portugal não é amigo do empreendedorismo



O estudo da Amway 2015 revela que apenas 16% dos portugueses consideram a sociedade favorável ao ato de empreender. O país é penúltimo numa lista de 44.

Portugal continua a ser uma sociedade pouco favorável ao empreendedorismo. Num grupo de 44 países, pior mesmo só a Bulgária.
Apesar desta opinião, que prevalece como principal conclusão do  Estudo Global de Empreendedorismo da Amway 2015, mais de metade dos inquiridos (57%) tem uma atitude positiva perante o empreendedorismo e 39% imaginam-se mesmo a iniciar um negócio próprio. A nível mundial a percentagem é ligeiramente superior, com a média de 43% dos participantes a assumir que se imagina a criar o próprio negócio.
Que razões levam os portugueses a querer criar um negócio? As motivações mantêm-se idênticas às do ano passado: ser o próprio chefe (45%), regresso ao mercado de trabalho e auto-realização (ambas com 30%), obtenção de uma segunda fonte de rendimento (15%) e conciliação entre trabalho e família (13%).
Analisando as respostas dos outros países, a primeira posição é praticamente a mesma: ser chefe de si próprio, mas quanto ao segundo – regresso ao mercado de trabalho – Portugal foi o único país a indicar este motivo em 2º lugar.
O medo de fracassar continua a ser a razão para não se avançar com a criação de um negócio, com 70% dos participantes inquiridos a confirmarem este receio, um valor equiparado à média europeia e global. E este receio de falhar surge por diversas razões. Em Portugal, 46% dos participantes consideram a crise económico-financeira como o principal fator (46%), seguido dos encargos financeiros para lançar um negócio (38%) e ainda o medo de ficar desempregado, caso o negócio não tenha sucesso (25%).
"É complicado avançar com uma carreira empreendedora quando o ambiente não é positivo. Por essa razão é extremamente importante pensar em alternativas para alterar a situação e fazer com que a sociedade portuguesa apoie ainda mais e de forma mais clara os seus empreendedores, afirma Rui Baptista, professor catedrático e Presidente do Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico e assessor académico do Estudo Global de Empreendedorismo da Amway." Por Almerinda Romeira/OJE

Sem comentários:

Enviar um comentário