quinta-feira, 26 de maio de 2016

LETS, a oportunidade dos jovens serem empreendedores sociais

O Laboratório de Empreendedorismo para a Transformação Social – LETS – é o novo programa de empreendedorismo social, dirigido aos jovens da autarquia de Famalicão, em parceria com a associação YUPI.

Chama-se LETS e quer pôr os mais jovens a pensar e a discutir o empreendedorismo social. Ainda que pareça um conceito distante, o foco está “em educar” e encontrar soluções inovadoras para “problemas sociais como o desemprego ou a desmotivação dos jovens”, explica a autarquia em nota de imprensa. Como? Em cinco sessões temáticas, com uma carga horária total prevista de 15 horas, a decorrer ao longo do mês de Junho, no Gabinete de Apoio ao Empreendedor, em Famalicão.

A iniciativa parte da Câmara Municipal, através do Famalicão Made In, uma plataforma de desenvolvimento económico do concelho, e da associação YUPI (Youth Union of People with Initiative). O LETS está também inserido no projecto internacional E3 – Entrepreneurship Education for Employment, co-financiado pela Comissão Europeia. 

A primeira sessão, agendada para 9 de Junho, vai contar com a presença profissionais internacionais que trabalham para obter soluções inovadoras para os problemas sociais mais prementes das comunidades. Renato Sara (Perú), Rose Chequ (China), Milisen Gutierrez (Honduras) e Eduardo Pereira (Brasil) são alguns dos convidados. As restantes sessões vão ser orientadas por profissionais, com o objectivo de “dotar os participantes de competências e instrumentos que lhes permitirão colocar em prática novos projectos”, avança a autarquia. Num processo que se pretende que culmine com os participantes a serem capazes de propor um negócio que promova a transformação social. 

Os projectos seleccionados vão ser premiados com serviços de acompanhamento e consultoria do Famalicão Made In durante seis meses, com uma participação gratuita num bootcamp e com o acesso a três bolsas “Erasmus para Jovens Empreendedores”, com duração de dois a seis meses. As ideias seleccionadas vão ainda participar no concurso internacional YESSS (Youth Entrepreneurship Solutions for Sustainable Society), promovido no âmbito do E3. As inscrições estão abertas e são limitadas a 20 participantes.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário