sexta-feira, 18 de março de 2016

Rui Moreira. “O Porto é empreendedor por excelência” 


Só o UPTEC já apoiou mais de 370 projetos e permitiu a criação de mais de 1800 empregos "altamente qualificados", diz o presidente da câmara.

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto. Fotografia: Artur Machado / Global Imagens
O Porto “é uma cidade empreendedora por excelência”, diz o presidente da autarquia, Rui Moreira. Que destaca os mais de uma centena de centros de investigação, públicos e privados, com parcerias estabelecidas com instituições internacionais como o MIT ou Harvard, mas também a única filial do Fraunhofer Gesellschaft, o maior instituto de investigação europeu, que desenvolve projetos de fronteira em áreas que cruzam as Tecnologias de Informação com a Saúde. 

Coube a Rui Moreira encerrar a conferência de lançamento da segunda edição do Prémio Inovação NOS. Que começou por destacar a inovação tecnológica e económica na cidade do Porto, mas também a da dimensão humana, em que a “inovação resulta do equilíbrio de forças entre criatividade e realidade”.

Sobre o empreendedorismo e a vontade da cidade em apoiar esse espírito criativo, o presidente da autarquia sublinhou que o Porto “centenas de startups” localizadas quer nas 20 incubadoras da cidade, quer nos “numerosos espaços de coworking que não param de surgir”. Só o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, UPTEC, apoiou já, desde o seu arranque em 2007, o desenvolvimento de mais de 370 projetos empresariais, que permitiram a criação de 1800 postos de trabalho “altamente qualificados”, refere o autarca. Que cita um estudo da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e que mostra que, nos seus cinco primeiros anos de operação, o UPTEC teve um impacto no PIB de “mais de 30 milhões de euros – 70 milhões na atualidade, diz Rui Moreira -, gerando receitas fiscais de mais de seis milhões e exportando para mais de 120 países”.

Mas não basta apoiar o empreendedorismo e a inovação, é preciso criar condições para que os projetos cresçam. “Na Câmara Municipal do Porto temos presente um paradigma mais sustentado do desenvolvimento das empresas. Queremos que estas startups escalem e se transformem em empresas internacionalmente competitivas”, afirma. 

E é neste sentido que surgiu o ScaleUp Porto, uma estratégia de promoção do crescimento das startups. Uma parceria com a InvestPorto e que concede apoio para a instalação das empresas em espaços de grande dimensão na cidade, mas também pretende apoiar a internacionalização, mediante a criação de uma rede de cidades para scaleup – Manchester, Eindhoven e Helsínquia – “que partilham a mesma visão e estratégia”. 

O ponto de partida desta rede, sublinhou o autarca, será a conferência ScaleUp for Europe, que decorrerá em maio no Porto. Acrescentando que a autarquia está a trabalhar numa plataforma de capacitação em gestão para as startups “muito focada em transformá-las em scaleups”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário