sexta-feira, 25 de março de 2016

Secretário de Estado inaugurou centro de inovação empresarial de Santarém

 

Foi num ambiente de entusiasmo que o secretário de Estado da Indústria veio inaugurar, no sábado, o Centro de inovação empresarial de Santarém. Muito contribuiu para este entusiasmo a presença do secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, que antes de entrar para o governo foi o mentor do Startup Lisboa, hoje considerado um caso de sucesso à escala internacional, e que valeu a João Vasconcelos ser apelidado pelo Expresso de secretário de Estado Startup.

Respirava-se empreendedorismo na inauguração do CIES – centro de inovação empresarial de Santarém que funciona no edifício da antiga porta de armas da Escola Prática de Cavalaria. Na visita participaram, além do secretário de Estado, uma numerosa comitiva de empresários, autarcas e deputados do distrito, dirigentes do IAPMEI, IEFP, Instituto Politécnico de Santarém, entre outros.

“O senhor secretário de Estado é um profundo conhecedor desta área, e na sua vida profissional demonstrou uma grande sensibilidade pelo empreendedorismo”, disse a presidente da Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém, Salomé Rafael, deixando também o “reconhecimento à Câmara de Santarém, pela sua visão e pragmatismo que permitiram iniciar este projeto em 2013, com um investimento de 150 mil euros financiado pelo QREN que permitiu recuperar este espaço da EPC que ficará agora ao serviço das empresas da região”.

A Nersant pretende que este seja um espaço onde os empreendedores podem receber apoio técnico, recorrer a mentoria, partilhar questões, encontrar parceiros, ter formação, procurar financiamento, capacitar-se e acelerar o seu projeto. A presidente da Nersant disse ter encontrado na Câmara Municipal de Santarém “um interlocutor exemplar, que nunca receou trabalhar em parceria, e que sempre valorizou as mais-valias que cada um dos parceiros pode trazer a este projeto”.

Salomé Rafael revelou que estão a decorrer conversações com a Câmara de Santarém para ocupar uma outra ala deste edifício da ex-EPC para acolher mais 32 gabinetes destinados a empresas em fase de arranque e consolidação, projeto que foi objeto de candidatura ao financiamento do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano. Referiu ainda o projeto que está a ser desenvolvido em parceria com a Câmara e a CIMLT para a reabilitação dos centros históricos.

Salomé Rafael salientou o trabalho já realizado pela Nersant no apoio à criação de empresas na região: nos últimos 3 anos foram analisadas 1.380 ideias de negócio, das quais 117 só este ano, foram apoiados 319 planos de negócios, ajudando a criar 281 empresas das quais 17 criadas este ano. Estas novas empresas representaram um investimento de 4,3 milhões de euros e criaram 413 postos de trabalho.

A presidente da Nersant aproveitou a presença do secretário de Estado da Indústria na inauguração da Startup Santarém, para manifestar a sua esperança de que as verbas que faltam pagar do anterior quadro comunitário de apoio (QREN) e as do novo Portugal 2020 “possam chegar rapidamente às empresas, ajudando a alavancar a economia regional e novos projetos empresariais”.

Salomé Rafael apontou ainda a “falta de capitalização” como um dos principais problemas com que as empresas se debatem diariamente. Apesar de saber que o Governo está a trabalhar nesse campo, a dirigente da Nersant confessou estar “expectante” sobre as medidas anunciadas, “nomeadamente sobre os instrumentos financeiros direcionados para a capitalização das PME e para o investimento em startups.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, devolveu os elogios à Nersant e disse acreditar que, com o contributo de projetos como este, Santarém vai ser uma das cidades médias do país que mais vai crescer nos próximos anos. O presidente da Câmara aproveitou a presença do secretário de Estado para reclamar a melhoria das acessibilidades às freguesias do norte do concelho – Alcanede, Amiais e Abrã – , cujas empresas representam uma faturação anual de 1.500 milhões de euros.

“O arranjo da estrada nacional 362, que custa cerca de 13 milhões de euros, é fundamental para melhorar a acessibilidade no concelho e permitiria aumentar em 15% o volume negócios destas empresas do norte do concelho”, disse o autarca.

“Parabéns, por este trabalho bem feito”, disse o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, considerando que “Santarém é um distrito com vontade de agarrar e abraçar o futuro, e é um bom exemplo que vamos replicar noutros distritos do país”. Para o secretário de Estado, “é difícil encontrar um melhor exemplo – dinamizado entre câmara, empresários e administração central – onde vale mesmo a pena aplicar dinheiro público. Isto é o que eu chamo de um projeto bem feito”.
Sublinhou que o Governo está sensibilizado para essas questões, e recordou que quando tomou posse tinham sido pagos 4 milhões de euros às empresas no âmbito do Portugal 2020; nos primeiros 100 dias do novo Governo esse valor atingia já os 130 milhões de euros. “Comprometemo-nos a pagar 100 milhões em 100 dias, ultrapassámos esse número e até final do ano esperamos ter libertado 350 milhões de euros para as empresas do atual quadro comunitário de apoio.

Neste momento, “metade do novo emprego em Portugal é criado por empresas com menos de cinco anos, e quando a prioridade de todos é a criação de emprego, estas jovens empresas passam a ser uma prioridade”, disse João Vasconcelos, falando, entusiasmado, da nova geração de empresas que está a surgir em Portugal: “Estão a abrir 3 novas empresas por cada uma que encerra, e esta nova geração de empresas carateriza-se por exportar mais, ser mais ambiciosa, com mais criatividade, inovação e design e respeito pelo meio ambiente.

O presidente da AIP – Associação Industrial Portuguesa, José Eduardo Carvalho deixou também grandes elogios ao secretário de Estado, afirmando que “dá gosto trabalhar com ele”, e que “os empresários vão gostar do trabalho que vai fazer no Governo”.


starup santarem inaugura4

Recorde-se que João Vasconcelos foi mentor do Startup Lisboa, uma incubadora criada na capital pela Câmara Municipal e que ajudou a elevar a cidade a “start-up city”. Em três anos, passaram pela Startup Lisboa mais de 200 projetos de negócio que criaram mais de 700 postos de trabalho diretos.Com base nesta experiência de sucesso, “o Governo lançou recentemente a iniciativa Startup Portugal, com 15 medidas muito concretas que pretendem levar ao resto do país o que Santarém já está a fazer”, disse o governante. Trata-se de um programa de apoio à criação de novas empresas ligadas à tecnologia e inovação, que pretende levar o espírito inovador dessas empresas a sectores tradicionais da nossa economia”. João Vasconcelos afirma que este é o plano mais ambicioso de apoio ao empreendedorismo de sempre. As medidas do programa de apoio ao empreendedorismo estão acessíveis em http://startupportugal.com

Sem comentários:

Enviar um comentário